domingo, 27 de setembro de 2009

Estréia Filme Jogo

É noite. A garota está sozinha na casa da fazenda. Ela ouve um barulho na janela.

A) Ver quem é.
B) Abrir a porta e fugir pelo mato.

O que você gostaria de ver se estivesse assistindo a esse suspense no cinema? Pois na sessão do filme-jogo A GRUTA, no Festival do Rio, o público terá controles remotos individuais para interferir no destino dos protagonistas. Serão mais de 30 momentos de interatividade e 11 finais possíveis para a história. E o espectador pode escolher, já no começo do filme, se quer assisti-lo pela perspectiva do personagem Tomás ou da mocinha, Luiza.
Lançamento Nacional

O filme foi convidado para exibição Hours Concours no Festival do Rio, no dia 2 de outubro de 2009. Serão distribuídos 300 controles remotos para que o público decida, por votação, os rumos da narrativa. A GRUTA, que foi um sucesso em apresentação experimental no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2008, traz para o Rio novas opções de interatividade, além de projeção em HD (alta definição).

O diretor brasiliense Filipe Gontijo estará presente nas apresentações cariocas e também na mesa-redonda, no dia primeiro de outubro, sobre a relação entre videogames e cinema. A mesa também será composta por representantes da DREAM WORKS e da UBISOFT (esta, referência mundial em desenvolvimento e publicação de jogos eletrônicos).
Após a exibição no Rio, o filme será apresentado também nos festivais de Belo Horizonte, em 17 de outubro, e de São Paulo, no dia 6 de novembro.

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é o resultado da fusão dos dois maiores festivais brasileiros – o Rio Cine, de 1984, e a Mostra Rio, de 1988. Atualmente é o maior festival do Brasil e da América Latina e todos os anos recebe atenção massiva da mídia brasileira e sul-americana. Em 2008 o público do festival foi de 220 mil espectadores.

Sinopse

O suspense interativo A Gruta conta a história de Luiza (Poliana Pieratti) e Tomás (Carlos Henrique), um jovem casal que decide passar uns dias na fazenda da família da garota, onde mora o caseiro Tião (André Deca). A harmonia acaba quando eles encontram um filhote de porco na gruta da fazenda.

A arte imita a vida

A Gruta traz referências do clássico O Massacre da Serra Elétrica (1974). A escolha do elenco, do figurino e dos cenários seguiu esse critério. Mas o filme brasiliense não foi inspirado no caso verídico que chocou os norte-americanos nos anos 70, e sim no caso real que estarreceu o Distrito Federal em 2004, quando um caseiro assassinou os patrões na Vargem Bonita (DF), alegando que o casal de velhinhos para quem trabalhava estava "possuído".

O cenário do filme, a Gruta dos Milagres, que fica a 70 quilômetros de Brasília, é um sítio arqueológico constantemente visitado por estudiosos que pesquisam a origem de suas inscrições rupestres. Durante os anos 70 e 80, o local virou uma espécie de igreja ao ar livre, com altar e até confessionário. Permanecem intocados os pertences dos fiéis que visitaram o local, como oferendas, dinheiro e réplicas de partes do corpo humano em gesso.

Os atores de A Gruta trazem no currículo experiência em cinema. Carlos Henrique atuou no filme O Último Raio de Sol (2004), Poliana Pieratti em Nada Consta (2006 e 2008) e André Deca, que interpreta o caseiro, já foi premiado como melhor ator em Gramado (2004) e em Brasília (2005).

Filipe Gontijo (diretor)

Filipe Gontijo teve sua estréia no Festival de Cinema de Brasília em 2006, quando conquistou o prêmio de melhor diretor pelo curta-metragem A Volta do Candango. Depois disso, seus trabalhos já foram vistos em festivais na Colômbia, na China e em várias cidades brasileiras. É um dos fundadores da TV Universitária de Brasília (UnBTV) e atualmente trabalha com roteiro e direção de videoclipes e comerciais para TV. Paralelamente, desenvolve o roteiro do próximo filme-jogo, que mistura aventura e comédia. Mais informações no site: www.filme-jogo.com

Serviço:
A GRUTA filme-jogo (50 min.)
Exibições: SEX (2/10/2009)
às 16h45 e às 23h30, no Espaço de Cinema 2 - Botafogo.
Direção: Filipe Gontijo.
Plataforma: HDDVD

CONTATO:
contato@filme-jogo.com
Diretor, produtor e roteirista: Filipe Gontijo (61) 81736022 e (61) 3963-8753
Técnico na exibição do Rio: Eduardo Gomes (61) 8165-8616
Co-produtor: Érico Cazarré (61) 8173-7262
Download de fotos: http://tinyurl.com/grutafoto
TRAILER E FOTOS NO SITE OFICIAL – www.filmejogo.com

0 comentários:

Postar um comentário