sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Festival de curtas de BH

Além da programação de filmes, que totalizam 119 produções em 48 sessões, o 11º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte oferece ao público uma programação paralela que inclui sessões comentadas com realizadores e curadores, mesas de debates e encontros.
No dia 07, os curadores André Brasil, Eduardo de Jesus e João Paulo Dumans farãosessão seguida de debate da Mostra Campo Imperfeito - Programa 01: Confrontos, no Cine Humberto Mauro.
Na quarta-feira (11), no Teatro João Ceschiatti, os realizadores dos curtas exibidos na Mostra Curtas Brasil 2008 - Programa 02 - farão uma sessão seguida de debate. Estarão na sessão Victor de Melo, diretor de Fotografia do curta "Passos no Silêncio", Thiago Mendonça, diretor de "Minami Close Up", Jorge Queiroz, ator de "Nº 27", e Luana Melgaço, produtora de "Arquitetura do Corpo".
Já a sessão comentada daMostra Curtas Brasil 2008 - Programa 03 acontecerá no dia 13 (sexta-feira) com as presenças de João Maria de Araújo, montador de "Super Barroco", Tina Hardy e Heloísa Passos, diretoras de "Osório".
AMesa - O Circuito Internacional dos Festivais de Cinema reunirá os curadores dos festivais internacionais de Bafici, Locarno e Vila do Conde, no dia 09 (segunda-feira) . Os convidados apresentarão seus festivais, falarão sobre as mostras que trouxeram para Belo Horizonte e conversarão com o público sobre o circuito internacional dos festivais de cinema. Serão abordados os perfis dos festivais, o trabalho de curadoria e seleção e fornecidas algumas orientações gerais para os realizadores de curtas poderem trabalhar melhor a circulação de seus filmes, no exterior. A mesa será composta por : Helvécio Marins Jr. (Locarno), Nuno Simões Guerra Rodrigues(Vila do Conde) e Diego Trerotola ( Bafici).
Ainda como parte da programação paralela do 11 º Festival de Curtas de BH, ocorrerá o Encontro do Audiovisual Mineiro - "O lugar dos festivais", no dia 10. Diversos temas serão debatidos, dentre eles: como está estruturado, no Brasil, o sistema de difusão da produção audiovisual independente? Como os curtas metragens podem chegar a um público maior? Qual é a importância dos festivais para os produtores e realizadores? De que forma eles afetam o circuito comercial de exibição? O que os realizadores esperam de um festival de cinema? E o que eles esperam do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, em particular?
Os coordenadores de festivais e de outros projetos de difusão também são aguardados para os debates. Os convidados conversarão sobre estas e outras questões, a exemplo da circulação de filmes. A mesa terá a seguinte composição: Ailton Franco (Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema), Daniel Queiroz (Secretaria de Estado de Cultura de MG), Daniela Fernandes (Associação Curta Minas/ Cineclube Curta Circuito), Eduardo Garretto Cerqueira (Distribuidora Usina Digital e Indie), Franciso César Filho (Fórum dos Festivais), Júnia Torres (forum.doc) e Raquel Hallak (Mostra de Cinema de Tiradentes, Cine OP e Cine BH).
Com a proposta inicial de pensar a nova cinefilia o Festival de Curtas de BH promoverá, no dia 11 de novembro (quarta-feira) a Mesa Nova Cinefilia. A ideia é abordara relação entre as mutações da cultura fílmica do meio de difusão cinematográfico e as mudanças de paradigmas e de estratégias na cultura cinefílica. O cineclubismo dos anos 50/60, a cultura do home vídeo dos anos 80, o compartilhamento de filmes na internet hoje estarão no foco das discussões. Para compor esta mesa foram convidados: Cássio Starling, Kleber Mendonça Filho, Mônica Cerqueira e Tiago Mata Machado.

Programação paralela

07 de novembro (sábado)
18h, Cine Humberto Mauro
Sessão seguida de debate da Mostra Campo Imperfeito - Programa 01: Confrontos

09 de novembro (segunda)
20h30, na Sala Juvenal Dias
Mesa - O Circuito Internacional dos Festivais de Cinema

10 de novembro (terça)
10h, na Sala Juvenal Dias
Encontro do Audiovisual Mineiro - Mesa "O lugar dos festivais"

11 de novembro (quarta)
16h30, no Teatro João Ceschiatti
Sessão seguida de debate daMostra Curtas Brasil 2008 - Programa 02

13 de novembro (sexta-feira)
16h30 no Teatro João Ceschiatti
Sessão comentada da Mostra Curtas Brasil 2008 - Programa 03

Serviço
11º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte
06 a 13 de novembro
Entrada fraca
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes - Belo Horizonte - MG - Brasil
Realização: Secretaria de Estado e de Cultura e Fundação Clóvis Salgado

Fonte para entrevista:
Daniel Queiroz- Coordenador do Festival e Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (31) 3269.1062

Assessoria de Imprensa
Raquel Nascimento: (31) 8764.7317 - eh.comunica@ gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário